PEGUNTA: O que o contrato do seguro cobre especificamente e situações de desastres naturais?

 

RESPOSTA: O contrato de seguro detalha os eventos cobertos e aqueles que estão excluídos. No contexto de desastres naturais os danos decorrentes desses fenômenos (enchentes, alagamentos, incêndios, raios, ventos fortes, queda de objetos, deslizamentos de terra, terremotos, furacões etc.) podem ser cobertos desde que tais coberturas forem devidamente contratadas. Usualmente, nos seguros residenciais a cobertura básica (entendida como a cobertura mínima para contratação) cobre incêndio, explosão, fumaça. Dessa forma, é fundamental que o segurado consulte um corretor de seguros para que entenda quais riscos estão cobertos e quais estão excluídos.

 

PEGUNTA: Quando o seguro cobre danos causados por fenômenos da natureza?

 

RESPOSTA: Geralmente à cobertura para danos causados por fenômenos naturais dependerá da contratação pelo segurado. Utilizando-se agora dos seguros de automóvel, o mercado oferece coberturas para colisão, furto/roubo, incêndio, explosão e queda de raio. Contudo, é possível que se ofereçam outras coberturas, tais como: capotagem, queda de objetos sobre o veículo, explosão, queda de granizo, submersão decorrente de enchentes etc. Por isso é que a assistência de um corretor é essencial para que o seguro cubra os riscos que o segurado entender necessários.

 

PEGUNTA: Quais são os custos e regras do seguro contra fenômenos naturais?

 

RESPOSTA: O custo do seguro irá variar de acordo com alguns fatores, tais como o tipo do bem segurado, seu valor e a região em que está localizado. Por exemplo, em áreas com maior risco de eventos naturais, como regiões propensas a inundações, o custo tende a ser mais alto.

 

PEGUNTA: O que é a franquia do seguro?

 

RESPOSTA: A franquia é o valor que o segurado precisa arcar em caso de sinistro. Ela é uma parte do custo de reparo ou indenização que o segurado paga diretamente, enquanto o restante é coberto pela seguradora.

 

PEGUNTA: Como contratar um bom seguro auto?

 

RESPOSTA: Para contratar um bom seguro de automóvel é importante considerar a cobertura necessária com base no uso do veículo, o local onde ele fica estacionado, o perfil do motorista e os riscos envolvidos. O ideal é buscar uma apólice que cubra, além de roubo, colisão e fenômenos da natureza, também a responsabilidade civil facultativa e acidentes pessoais de passageiros.

 

PEGUNTA: Como acionar o seguro do carro?

 

RESPOSTA: Quando ocorre um sinistro, o segurado deve notificar imediatamente a seguradora, fornecendo todos os detalhes do ocorrido, como boletim de ocorrência (se aplicável) e fotos dos danos. A seguradora abrirá um processo e o reparo ou indenização serão liberados caso o sinistro esteja coberto pela apólice. Inclusive, em muitos casos, a seguradora oferecerá assistências, como guincho e atendimento emergencial.

 

PEGUNTA: O que acontece se a indenização for negada?

 

RESPOSTA: O segurado poderá tentar resolver a situação diretamente com a seguradora apresentando um pedido de reanalise apresentando seus argumentos ou ainda poderá acionar a ouvidoria da Seguradora. Caso não seja bem-sucedido, poderá questionar judicialmente a questão caso entenda que o direito à indenização foi violado. Neste caso, recomenda-se a assessoria de um advogado especializado para avaliar a situação e garantir que os direitos sejam preservados.

 

Autor: Gaya Lehn Schneider Paulino • email: gaya@ernestoborges.com.br • Tel.: +55 67 3389 0123

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