De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as instituições financeiras nunca entram em contato com os clientes para solicitar dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança ou qualquer tipo de pagamento/transação para supostamente regularizar problemas na conta.

O crescimento do universo digital trouxe melhorias, mas também novos desafios, principalmente na segurança financeira. Os golpistas estão se aproveitando dessa digitalização para inovar nas abordagens de golpes antigos, como o da falsa central telefônica. Agora, os bandidos contatam clientes por telefone utilizando gravações que simulam as Unidades de Respostas Audíveis (URAs) dos bancos.

O golpe funciona da seguinte forma: ao atender a ligação, a vítima é informada sobre uma suposta compra aprovada em determinado estabelecimento comercial ou uma transação por meio de Pix suspeita. A gravação oferece duas alternativas: informar se reconhece ou não a transação. Após selecionar qualquer uma das opções, a vítima será direcionada para o falso atendente do banco.

Em contato com o cliente, o bandido afirma que a transação está sendo analisada e que, em decorrência disso, não consta no extrato bancário ou na fatura da vítima. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o golpista alega que, para resolver a situação, o cliente deve realizar algumas ações, como fazer uma transação para regularizar o suposto problema, instalar aplicativos de acesso remoto e fornecer dados pessoais, como número de conta e senha.

A Febraban alerta que os bancos podem contatar com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam senhas, dados pessoais, chaves de segurança, atualizações de sistemas, pagamentos ou estornos de transações nesses contatos. Se isso acontecer, a orientação é para não fornecer nenhuma dessas informações, encerrar imediatamente a chamada e, se houver dúvidas, contatar o banco através dos canais oficiais.

Segundo a Febraban, além das ligações, os golpistas também utilizam SMS e e-mails para ludibriar os clientes. Nessa variação do golpe, os bandidos enviam mensagens de texto solicitando que a vítima entre em contato com uma falsa central de atendimento ou cliquem em links fraudulentos para roubar dados pessoais e senhas. Outra tática dos criminosos é ligar para o cliente e afirmar que sua conta está sendo fraudada por um empregado do próprio banco, e que, para solucionar a questão, é necessário transferir o valor para uma conta “segura”. Ao realizar essa transferência, a vítima está, na verdade, enviando a importância para a conta de um criminoso.

Os golpistas orientam o cliente a confirmar a transação com o banco, dizendo que está fazendo um investimento ou uma operação particular, confirmando que a operação deve ser realizada. Qualquer um desses comportamentos é suspeito e sinal de golpe, alerta a Federação de Bancos.

A Febraban esclarece, ainda, que os bandidos estão utilizando o nome da entidade nesse tipo de golpe. A entidade, que reúne instituições financeiras do país, não mantém relacionamento direto com clientes e não realiza contatos para procedimentos de segurança ou operações financeiras. Qualquer comunicação nesse sentido é fraude, alerta a instituição.

Para combater esses golpes, a Febraban e seus bancos associados investem em campanhas de conscientização e esclarecimento. Utilizam ações de marketing em TVs, rádios e redes sociais, e mantêm comunicação antifraudes ativa no site.

Além das campanhas educativas, os bancos investem cerca de R$ 4 bilhões por ano em sistemas de tecnologia da informação voltados para segurança, o que representa cerca de 10% dos gastos totais do setor com TI. Esse investimento objetiva garantir a tranquilidade dos clientes em suas transações financeiras.

A Febraban também colabora com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), enviando uma lista de telefones utilizados nos golpes para que sejam bloqueados pelas empresas de telecomunicações. Além disso, os bancos colaboram com as forças policiais para identificar e punir os criminosos virtuais.

Fonte: https://portal.febraban.org.br/noticia/4137/pt-br/

Disponível em: https://maisquedireito.com.br/atendimento-ao-cliente/golpe-da-falsa-central-telefonica/

Autor: Paulo Henrique das Flores Porto • email: paulo.porto@ernestoborges.com.br

GOLPE DA FALSA CENTRAL TELEFÔNICA: CRIMINOSOS TÊM CONTATADO CLIENTES POR TELEFONE USANDO FALSAS GRAVAÇÕES PARA APLICAR GOLPES, ALERTA A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS

Responsável pela área

Bancário e Transações Financeiras

GOLPE DA FALSA CENTRAL TELEFÔNICA: CRIMINOSOS TÊM CONTATADO CLIENTES POR TELEFONE USANDO FALSAS GRAVAÇÕES PARA APLICAR GOLPES, ALERTA A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS

Advogados

Área de atuação

Relacionadas

Bancário e Transações Financeiras

voltar Icone Mais Direita